2016 já começou com o pé direito e melhor, cumprindo uma das metas para o ano novo que é viajar! :)
Ontem, dia 10 de Janeiro, domingo, eu e meu namorado arrumamos as mochilas, pegamos o ônibus (de dois andares :D ) 05:45 da manhã e fomos rumo ao Rio de janeiro!
Chegamos lá por volta de 09:00 da manhã, e fomos gentilmente recepcionados por nossa querida amiga Melissa, que inclusive nos guiou pela cidade maravilhosa, muita gratidão por isso! _/\_

Ingressos em mãos (é importante reservar com muita antecedência, pois acabam rapidamente) fomos para a tão desejada exposição do Castelo-Ra-Tim-Bum no CCBB, Foi simplesmente mágico, uma nostalgia super gostosa!



A próxima sala foi a biblioteca do Gato Pintado, uma das que mais gostei!
![]() |
gato pintado original s2 |




Saindo do laboratório, passamos por cortinas de tiras de plásticos e fomos para uma sala escura: o encanamento do Mau e Godofredo, repleto de "Baratas" luminosas correndo pelo chão (dava um nervosinho, pois odeio baratas!). Na parede uma tela que exibia cenas do Mau e seu assistente no castelo, a cabeça do boneco original do Mau em uma vitrine na parede (as paredes eram todas de tijolo), e na frente, o boneco de corpo inteiro do monstrinho peludo e seu adorável assistente - Godofredo com algumas fotos próximas a eles.
![]() |
muitas baratinhas correndo pelo chão |

A próxima também esta na lista das preferidas: A sala do E.T Etevaldo ^_^. Tinha um manequim
com a roupa e acessórios que ficava em uma espécie de câmara espelhada muito bonita iluminada com luz azul. Alguns quadros com fotos e croquis das roupas desenhadas. No corredor que ligava a próxima sala como se fosse um túnel repleto de luzes de estrelas como se fosse uma galaxia , como a luz do local era azul/violeta, quem passava pelo túnel ficava repleto de estrelas, formando uma fotografia belíssima! *-*. Foi um dos cenários mais curtinhos mas também um dos mais interessantes e bonitos.
O cenário seguinte eu super gostei: A cozinha do castelo - super fofa! (gostaria que a minha fosse igual haha). Por toda a cozinha tem várias portinhas nas paredes, algumas delas são falsas e outras abriam e nos mostravam alguma fotografia dos personagens na cozinha do Castelo, muito bacana.






A vitrine dos dedoches cantores originais ficava logo a baixo da vitrine dos ratinhos.
O espaço do Telekid: "Por que sim, não é resposta!" ( Amava este quadro do programa!) ficava na frente de uma parede roxa, com um telão passando os momentos dele, algumas fotos e croquis e seu manequim com as roupas e os acessórios.
Em seguida tinha a "porta-secreta"- igual a original, com os bonequinhos de chumbo, banco e tudo o mais - que dava para o quarto do Nino. O quarto era todo decorado com páginas de revistas em quadrinhos, tanto o chão quanto as paredes. No canto tinha o manequim do Nino com as roupas e acessórios originais; uma girafa que servia para medir sua altura (nessa hora percebi o quanto sou baixinha hahaha); alguns quadros de croquis de suas roupas; uma cadeira; um quebra-cabeça de cubos coloridos vazados; a cama colorida que mais parece um divã gigante; alguns acessórios como bola, pés de pato, haltere; um criado-mudo azul com alguns compartimentos com enfeites como um sapo verdinho e alguns livros; um banco vermelho grande com algumas fotos na parede; cômoda cor d emadeira com um globo terrestre sobre ela. Bem legal!








Ah, perto da cama tinha a réplica da corvinha Adelaide no poleiro, para todos tirarem fotos com ela.

No caminho para outra sala tinha uma luz verde- esmeralda que nos levava ao lustre do castelo onde moram as fadas Lana e Lara. As paredes são pintadas de rosa e roxo e com desenhos que lembram o do lustre e são arredondadas, as luzes da sala também alternam entre rosa, roxo, verde e azul . No centro do teto tem um pequeno lustre como o do cenário original. No canto tinham duas camas brancas que lembram um divã com um criado e um abajur entre elas. Uma escrivaninha com fotos na parte superior e uma tela na parte inferior passando os momentos das fadinhas no castelo. Ao lado os manequins com as fantasias originais juntamente com o acessório e alguns quadros com os croquis das roupas. Este cenário também achei bem fraquinho.

O cenário seguinte era o do Dr. Abobrinha que apesar de simples eu gostei. O manequim dele fica em frete a porta dos fundos do castelo entre algumas plantas. entre algumas estava uma tela que mostrava alguns momentos dele tentando trapacear para conseguir comprar o castelo: "Um dia esse castelo será Meu!!! Muhahahaha". E na frente alguns quadros com fotos e croquis. Terminando a exposição.

Tinha também um ambiente onde tinham algumas telas onde os atores davam seus depoimentos.
Depois da exposição tinha também o Espaço interativo, onde crianças e adultos brincavam de fazer música em garrafas, criavam dedoches, faziam trabalhos manuais, mas infelizmente só funcionava em horários específicos então não deu para irmos.
Sai da
exposição com gostinho de quero-mais e com uma alegria genuinamente infantil de
poder ver e conhecer de perto o castelos que tanto gostava e sonhava na
infância.
Após a visita
no Castelo, como ninguém é de ferro, fomos almoçar no Museu Paço Imperial, no
Bistrô do Paço, excelente! Em seguida fomos visitar o museu, muito
interessante, o que mais gostei foi a parte que trata da história, tinham
fotos, painéis interativos, registros de documentos da época, etc. Vale muito a
pena conhecer.
obs: As imagens do castelo Rá-Tim-Bum postadas aqui são todas tiradas de diversas páginas da internet pois infelizmente o celular que usamos para fotografar deu um bug e todas as fotos foram apagadas.
Ficamos muito tristes quando ocorreu, mas pensando bem, parafraseando Novos Baianos , mais vale um gosto do que cem mil fotos. Tudo o que vimos e sentimos nesta viagem ao rio e na exposição ficará para sempre em nosso coração, e tecnologia nenhuma apagará ^_^.
obs: As imagens do castelo Rá-Tim-Bum postadas aqui são todas tiradas de diversas páginas da internet pois infelizmente o celular que usamos para fotografar deu um bug e todas as fotos foram apagadas.
Ficamos muito tristes quando ocorreu, mas pensando bem, parafraseando Novos Baianos , mais vale um gosto do que cem mil fotos. Tudo o que vimos e sentimos nesta viagem ao rio e na exposição ficará para sempre em nosso coração, e tecnologia nenhuma apagará ^_^.
Saímos do
museu e fomos para o Espaço Cultural da Marinha aguardar o embarque que estava
marcado para 15:10. No caminho para o barco vimos um submarino que infelizmente
não estava aberto para visitação. Era preto (gostaria que fosse amarelo hehehe)
e enorme, nunca havia visto um tão de
perto!




Desta sala
dava pra ver a sala de jantar que estava bloqueada por um vidro transparente.
Tudo muito elegante e fino, uma mesa longa repleta de pratarias.
Em seguida fomos para outro espaço do castelo, Logo na entrada tinha duas estátuas de caveiras que lembravam marinheiros mortos, logo ao lado um texto poético falando sobre os mistérios do mar,e do seu perigo para passar para outra sala, existe uma cortina e nela refletia uma navegação marítima tempestuosa com efeitos sonoros de trovões e o som do mar revolto.
Na outra sala tivemos a impressão de estar no fundo do mar ( como se de fato o navio tivesse afundado), tinham 3 esculturas: Uma sereia grande com os cabelos com as cores do mar (branco, azul e verde), a outra era de uma mulher vestida de cavalo marinho, e por fim de um homem negro representando um soldado do mar ou um tritão. Ao fundo tinha uma vitrine com objetos que foram encontrados devido ao naufrágio de alguma(s) embarcação(ões), tinham conchas belíssimas, pentes, garrafas (uma delas cobertas de conchinhas brancas), pratos, entre outros.
Saímos do fundo do mar ( que foi a parte que mais gostei do passeio) e entramos pela porta do almirante, subimos 38 degraus e chegamos ao Salão Nobre ou Câmara do Almirante que parecia ser a sala de reunião. O teto era muito bonito, todo azul celeste repleto de estrelas. Tinham também vitrais belíssimos. Segundo a guia, é a sala que tem mais objetos originais. A pintura da parede era tão bem desenhada e pintada que parecia um papel de parede. O piso também era bem rebuscado e também original, feito com madeiras nobres.
Têm também muitas colunas e lustres muito bonitos. A guia também passou um documentário falando sobre o local.
Terminado o passeio embarcamos novamente e voltamos admirando as belezas do mar.
Desembarcamos, passamos pela praça XV onde fica ao centro a estátua do General Osório, A praça é bonita e muito bem cuidada, também é local de muitos skatistas, tem até uma pista que é um skate gigante, bem legal.
Próximo tinha também um casarão que era utilizado para comercio, mas parecia um palácio, com uma torre enorme, azul celeste, muito bonito. A arquitetura que vimos de um modo geral é bem antiga mas todas muito bonitas.
Em seguida voltamos ao Bistrô do Paço, onde comemos o tão esperado doce (Já que a Confeitaria Colombo estava fechada :'( ) comemos uma torta de nozes com sorvete de creme ( que não foi tão boa como nós esperávamos e não valia a pena pelo preço que custou). Seguimos para o Museu da Marinha pois queria ter comprado um Souvenir do passeio, mas infelizmente já estava fechado.
Encerramos a viagem no Bob's tomando sorvete de baunilha com os amigos :).
Finalmente seguimos para a rodoviária (nos perdemos por dois minutos hauhaa ou o passeio não estaria completo :p), e aguardamos o ônibus para voltar para a realidade .
Como diz a canção: Foi muito curto nosso tempo de estadia
Mas valeu por muitos dias de coisas pra se contar.
Até a próxima, Rio !!
Em seguida fomos para outro espaço do castelo, Logo na entrada tinha duas estátuas de caveiras que lembravam marinheiros mortos, logo ao lado um texto poético falando sobre os mistérios do mar,e do seu perigo para passar para outra sala, existe uma cortina e nela refletia uma navegação marítima tempestuosa com efeitos sonoros de trovões e o som do mar revolto.
Na outra sala tivemos a impressão de estar no fundo do mar ( como se de fato o navio tivesse afundado), tinham 3 esculturas: Uma sereia grande com os cabelos com as cores do mar (branco, azul e verde), a outra era de uma mulher vestida de cavalo marinho, e por fim de um homem negro representando um soldado do mar ou um tritão. Ao fundo tinha uma vitrine com objetos que foram encontrados devido ao naufrágio de alguma(s) embarcação(ões), tinham conchas belíssimas, pentes, garrafas (uma delas cobertas de conchinhas brancas), pratos, entre outros.

Têm também muitas colunas e lustres muito bonitos. A guia também passou um documentário falando sobre o local.
Terminado o passeio embarcamos novamente e voltamos admirando as belezas do mar.
Desembarcamos, passamos pela praça XV onde fica ao centro a estátua do General Osório, A praça é bonita e muito bem cuidada, também é local de muitos skatistas, tem até uma pista que é um skate gigante, bem legal.
Próximo tinha também um casarão que era utilizado para comercio, mas parecia um palácio, com uma torre enorme, azul celeste, muito bonito. A arquitetura que vimos de um modo geral é bem antiga mas todas muito bonitas.
Em seguida voltamos ao Bistrô do Paço, onde comemos o tão esperado doce (Já que a Confeitaria Colombo estava fechada :'( ) comemos uma torta de nozes com sorvete de creme ( que não foi tão boa como nós esperávamos e não valia a pena pelo preço que custou). Seguimos para o Museu da Marinha pois queria ter comprado um Souvenir do passeio, mas infelizmente já estava fechado.
Encerramos a viagem no Bob's tomando sorvete de baunilha com os amigos :).
Finalmente seguimos para a rodoviária (nos perdemos por dois minutos hauhaa ou o passeio não estaria completo :p), e aguardamos o ônibus para voltar para a realidade .
Como diz a canção: Foi muito curto nosso tempo de estadia
Mas valeu por muitos dias de coisas pra se contar.
Até a próxima, Rio !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário