quinta-feira, 30 de março de 2017

Germinando

* retirando a poeira do blog*

Boa noite, estava com saudades daqui!
  Fiquei chocada quando vi que minha última postagem no blog foi no meio do ano PASSADO! 
  A correria do dia a dia, as cobranças, responsabilidades, preocupações tomam muito tempo da nossa vida, e as vezes nem percebemos o que deixamos passar...percebi que , aos pouquinhos, minha alma que antes era mais leve e florida foi ficando pesada e cinza como uma nuvem de chuva, daquelas bem carregadas e negras. 
  Ao longo desse tempo, pessoas que se importam comigo foram me dando inúmeros conselhos e dicas de como poderia melhorar e me sentir bem comigo mesma e diante da vida, mas quando você lança uma semente em um solo seco, nem sempre ela germina rapidamente, é preciso uma gotinha de água para faze-la germinar, e hoje finalmente aconteceu, a gota d'água que faltava para fazer meu coração germinar novamente. Tudo o que meu namorado, amigos e familiares me falaram durante esse tempo veio a tona e fez sentido.
 Hoje, dia 30 de Março de 2017 foi o primeiro dia do Seminário Internacional de Educação, e a palestra Magna foi do Augusto Cury, e foi exatamente essa a água que faltava, principalmente no atual momento da minha vida. 
Transcreverei aqui no blog os tópicos que considerei mais importantes e compartilharei ensinamentos valiosos que assim como me ajudara, sem sombra de dúvidas vai ajudar a você também.  ☺

"O código da inteligência: a excelência emocional e profissional"


  • O mestre é tão ou mas importante que o conhecimento ( O conhecimento é importante, mas o trato, a convivência, a relação entre mestre-aprendiz é fundamental)
  • É primordial que tal como um grande chefe de cozinha, o mestre capriche no tempero de suas aulas. Aulas insípidas assim como um alimento sem temperos e especiarias, não despertam o paladar intelectual de ninguém. Aulas temperadas, recheadas de teorias e práticas, calor humano, toque, são fundamentais para uma boa aprendizagem.
  • É primordial que o mestre auxilie o aprendiz a conduzir sua própria história.
  • Você dirige a sua mente?
  • A unidade básica do psiquismo, que constitui a mente humana e que nos constitui como homo-sapiens é O Pensamento. 
  • O ato de ensinar pode libertar ou asfixiar um individuo.
  • Para refletir: No nosso dia-a-dia, estamos expandindo ou bloqueando a vida das pessoas próximas a nós, as quais estamos sempre nos relacionando?
  • Todo ser humano é tal como um notável diretor de cinema que constrói seus personagens e protagonistas, quase sempre de um filme de terror, criando fantasmas e vampiros mentais que nos fazem sangrar. Criamos velórios e antecipados cada vez que sofremos por algo que ainda não aconteceu.
"O dinheiro pode nos dar conforto e segurança, mas ele não compra

uma vida feliz. O dinheiro compra a cama, mas não o descanso. Compra
bajuladores, mas não amigos. Compra presentes para uma mulher, mas
não o seu amor. Compra o bilhete da festa, mas não a alegria. Paga a
mensalidade da escola, mas não produz a arte de pensar.



Você precisa conquistar aquilo que o dinheiro não compra. Caso
contrário, será um miserável, ainda que seja um milionário."

  • Vimemos na era dos "mendigos emocionais", na qual mendigamos o "pão da alegria", e nos esquecemos que a felicidade verdadeira pode ser encontrada nas coisas mais simples da vida.
  • O Ser humano tem a tendência de "ruminar" o que tem de pior , seja em si mesmo ou nos outros, ancorando em janelas traumáticas.
  • A âncora faz o navio do seu eu se fixar em uma área, porém esta âncora não deve nem se abrir demais ou fechar-se totalmente, pois uma mente solta demais perde o controle e a criatividade, já uma âncora demasiadamente fechada é uma porta aberta para fobias.
  • Entre 2 a 5 segundos você tem o poder de mudar a vida de alguém: para o bem ou para o mal. Dependendo do que e de como diz certas coisas, suas palavras podem abrir "janelas killer" ou "janelas light". As primeiras, acionam gatilhos terríveis que podem acompanhar a pessoa por dias, semanas ou mesmo por anos, gerando traumas, travas e fobias. Já as Janelas ligth são como a luz que ilumina as trevas, o sol que aquece o mais rigoroso inverno, trazem a leveza e o bem estar.
  • Portanto, devemos sempre nos policiar para nunca agir por impulso ou instinto, assim, as chances de abrir uma janela killer em alguém ou nos arrepender são quase nulas.
  • Outro ponto que me chamou bastante atenção foi a seguinte frase: "Quando vamos ao mercado, costumamos comprar produtos estragados ou podres? Não. Então Por que estamos sempre comprando "olhares atravessados", críticas destrutivas- e permitimos que tais críticas ou comentários estraguem nosso dia ou até mesmo nossa semana?
  • O nosso EU precisa tomar as rédeas das nossas emoções.
  • Pesquisas e estudos recentes mostram que pessoas que tem pensamentos suicidas na verdade não tem vontade de morrer de fato, mas sim fome e sede de vida. O que a pessoa deseja "matar" é toda dor emocional, angustia e ansiedade que sente, não seu corpo. 
  • É primordial que ensinemos para os pequenos e jovens desde cedo a não ter medo da dor. Já diziam Titãs: "fugir da dor é fugir da própria cura", demorei um pouco pra compreender de fato o que esta frase quer dizer, quando se tem pena de si mesmo é complicado compreender o que a dor significa. Ela muitas vezes é necessária para o nosso crescimento e fortalecimento. Ensinar o indivíduo a aceitar e amar sua dor é protege-lo e fortalece-lo a si mesmo e não apenas protege-lo do agressor.
  • Augusto também contou um caso de uma pessoa que reclamava demais do marido, alegando que ele era uma pessoa muito difícil, foi então que ele respondeu: "Bom, se você escolheu uma pessoa tão difícil para dividir a vida, você também não deve ser muito fácil." Nem preciso falar que despertou o riso de todos da plateia, aquele riso de "eu faço isso também". Aquele ditado "quando você aponta um dedo pra alguém, tem 3 apontados pra você" cai como uma luva. Quantas vezes criticamos ou até mesmo acusamos o outro com críticas e defeitos que na verdade, estão dentro de nós?
  • Cury também listou algumas dicas de como ser uma pessoa mais simpática e agradável: 
  • * Evitar elevar o tom de voz; 
  • *Criticar demais;
  • *Evitar repetições: quando você fica repetindo algo na cabeça de alguém, com o objetivo de mudar a pessoa você se torna extremamente chato.
  • É muito importante estarmos sempre atentos ao RAM (Registro Automático da Memória), funciona em nosso subconsciente como se fosse uma auto-biografia automática, que registra diariamente nossos pensamentos, sentimentos e emoções.
  • Quando criticamos demais alguém ou a nós mesmos, abrimos inúmeras janelas killer que bloqueiam nossa leveza, motivação e espontaneidade. Já as atitudes generosas, elogios, aplausos abrem as janelas light e saudáveis que geral motivação, alegria e leveza.
  • Precisamos aprender a rir do PIT (Picuinhas, Irritabilidade e Tolice), rir de si mesmo e das situações desagradáveis, desintoxicar as maniras de interpretar. Buscar sempre ser agradável com o próximo, elogiar sempre que tiver uma oportunidade do garçom até um amigo ou familiar.
  • Um bom professor transmite o conhecimento. Um professor Notável abre janelas lights por onde passa, incentiva, motiva, impulsiona quem o cerca.
  • Vinícius de Moraes dizia em relação ao amor: "Que seja infinito enquanto dure", já Augusto diz: "Que seja eterno enquanto se cultive", pois a emoção sozinha não se mantém, não cresce. Os sentimentos e emoções precisam ser constantemente cultivados, assim como as relações, apenas dessa forma  podem crescer e criar raízes profundas.
  • "Quem cobra demais está apto para trabalhar em uma financeira mas não para viver uma bela história de amor."]
  • Vivemos em um mundo o qual estimula absurdamente o pensamento acelerado. Excessos de informação, tecnologias e emoções acabam gerando esgotamento físico e mental, gerando inúmeros transtornos emocionais.
  • Precisamos urgentemente desacelerar, ou vamos nos asfixiar cada vez mais. Era exatamente assim que me sentia há alguns dias atrás, sufocada, como se estivesse presa em um escafandro dentro de mim mesma, submersa no mais profundo e denso oceano. Felizmente consegui nadar para a superfície e respirar. 
  • Precisamos desfrutar da vida, sorver até a última gota, aproveitar plenamente os passeios, conversas, até mesmo uma simples xícara de chá. Já dizia Jesus: "Olhai os lírios do campo", a beleza e felicidade estão nas coisas simples, e como dizia o "Pequeno príncipe": Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
  • Da mesma forma que fazemos nossa higiene bucal e corporal, é importante que façamos uma higiene Mental e Emocional todos os dias! Podemos fazer isso utilizando a técnica DCD - Duvidar, Criticar e Determinar. Duvidar das crenças limitantes ( Quem não duvida de tudo aquilo que o controla está destinado ao cárcere.); Criticar pensamentos destrutivos e Determinar ser feliz, leve e belo.
  • O stress crônico é o maior causador de infarto e câncer na atualidade, superando inclusive as estatísticas do álcool e tabaco.
  • Sempre há um caminho solene pra quem quer enxergar. <3 i="">
Bem, é isso, espero que estas anotações possam ajudar e abrir muitas janelas lights assim como foi pra mim. Foi muito bom retirar a poeira deste blog que é tão especial pra mim, afinal, já completou 9 anos de existência. 
Boa jornada pra todos nós!




Nenhum comentário: