domingo, 19 de dezembro de 2010

Aos meus alunos

Algumas das crianças que trabalhei este ano sairão da escola...sentirei saudades delas.
Digo crianças porque "aluno" quer dizer sem luz, e com toda certeza não tem nada a ver com elas.
As crianças são pequenos sois, que iluminam minha vida.
Não vou dizer que tudo é festa, e mil maravilhas, existem conflitos, problemas, mas estes estão aí para serem superados,sempre!
Sentirei saudades, das crianças meigas que sempre me receberam com abraços e beijos, das levadas que eu decorei o nome no primeiro dia, de tanto chamar por elas, das que se mostraram um pouco agressivas no início, mas que tal rebeldia nada mais era que a falta de afeto, das desafiadoras, que tem sempre uma resposta na ponta da língua, sempre críticas que brigam por seus direitos (continuem assim), das sensíveis, que merecem mais atenção pois choram escondidas em um cantinho qualquer... das engraçadas, que tem sempre uma piada ou alguma palhaçada pra fazer, que me fazem rir mesmo quando chamo a atenção, das românticas que suspiram escondidas por um garotinho da sala.
Crianças...aprendi muito com vocês, aprendi e aprendo,sempre!
Espontâneas, sinceras, críticas e amorosas.
Lembrarei sempre das vezes em que cheguei com o peito dilacerado no trabalho e, percebendo como estava (mesmo que disfarçasse) , as crianças vinham me abraçar, beijar, "tia,eu te amo". Não tem ferida que permaneça aberta diante do carinho que eles têm por mim ^^
O que me consola é que tenho certeza de que levarão um pouquinho de mim. Por que?
Não me acho a melhor professora do mundo, mas faço o melhor que posso por eles, de verdade!
Não é toda professora que os vira de cabeça pra baixo, corre de cavalinho por todo o pátio, brinca de pique, corre com eles e compartilha segredos, deixo que me matem de cosquinhas para depois fazê-los cair no chão de tanto rir, que volta pra casa suada e descabelada de tanto brincar com as crianças.
Que desce do tablado para rolar no chão com eles.
Conviver com crianças, ser professora não é transmitir conhecimento, mas compartilhar, trocar, aprender um pouco mais com cada olhar, toque,entrega, abraço sincero...gestos que a maioria dos adultos deixaram guardados,empoeirados, bem no fundo da alma.

Nenhum comentário: